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Remoção do canister EVAP

70K views 123 replies 35 participants last post by  spurscar  
#1 ·
1. Remova a carenagem lateral esquerda para ter acesso.

2. Puxe a linha de fornecimento de vapor na extremidade do tanque de combustível.

3. Desconecte o conector de alimentação da válvula solenóide de purga:



4. Remova a linha de purga na conexão de três vias, onde ela se divide em duas linhas antes de se conectar aos corpos do acelerador:



5. Bloqueie a linha exposta com um parafuso ou algo parecido.



6. Remova os dois parafusos que prendem o suporte do canister ao quadro.



7. Remova todo o sistema.

 
#5 ·
Olá Kiwi,

Só por curiosidade, quanta economia de peso é essa?
Ótima pergunta! 715 gramas ou 1,58 lbs.

Ele gerou um código ao desconectar essa chave? Se sim, tenho certeza de que isso pode ser removido através da ecu, ou com um resistor, como é feito com a remoção do sistema Kleen.
Sim, ele exibiu o código 3A, que é Mau funcionamento da válvula de purga, fiação aberta ou em curto (modelos equipados)

Então agora eu tenho dois códigos mostrando! Esperando que tudo seja limpo com o re-flash.
 
#9 ·
Tentei isto hoje, com a intenção de também tratar do código de erro.

Só com a remoção da carenagem lateral esquerda, acabei por deixar a linha de purga ligada ao conector de três vias, mas removi-a e tapei-a na extremidade do canister. Isto porque parece que não se consegue aceder ao conector a menos que se retire o depósito e a caixa de ar.

Para evitar o código de erro, pegue numa resistência de 680 ohms e corte as pernas para que tenham cerca de 20 mm de comprimento. As pernas podem então ser dobradas e empurradas para a tomada da válvula de purga. As pernas da resistência encaixam bem nos pinos da tomada e devem entrar cerca de um centímetro.

Trabalho feito, sem código de erro da válvula de purga :devil:
 
#10 ·
Tentei isto hoje, com a intenção de também tratar do código de erro.

Com apenas a remoção da carenagem lateral esquerda, acabei deixando a linha de purga conectada ao conector de três vias, mas removi e conectei-a na extremidade do canister. Isso porque parece que você não pode acessar o conector a menos que você tire o tanque e a caixa de ar.

Para evitar o código de erro, pegue um resistor de 680 ohms e corte as pernas para que tenham cerca de 20 mm de comprimento. As pernas podem então ser dobradas e empurradas para dentro do soquete da válvula de purga. As pernas do resistor se encaixam bem nos pinos do soquete e devem entrar cerca de um centímetro ou mais.

Trabalho feito, sem código de erro da válvula de purga :devil:
:sigh:

Bom trabalho, amigo. Sim, meu amigo eletricista automotivo disse que eu poderia adicionar um resistor para eliminar o código de erro, mas eu queria que tudo sumisse. De qualquer forma, tenho dois outros códigos de erro aparecendo.

É bom saber qual o tamanho do resistor de ohm é necessário para esta modificação.
 
#16 ·
Vocês acham que o kit de placa de bloqueio de emissão tst impediria o código que ele fez em conjunto com a remoção do recipiente de evaporação?
Provavelmente não, pois existe uma válvula de encaixe para o sistema de evaporação E o sistema de indução de ar. Acho que você precisaria de um resistor para cada um. Usei um resistor de 680 ohms 1/2 watt para o evap. Acho que o kit ais da TST vem com apenas 1 resistor.
 
#25 ·
Ainda não fiz nada para contornar o sistema abs, desculpe. Esse preço eek, ridículo!! Mas o truque do resistor evap funciona bem.
Você também removeu sua válvula PAIR (injeção de ar)? Acho que você ou alguém postou qual o tamanho do resistor que ela precisa. Eu sei que não é 22ohm, pois isso não funcionou para mim, só fez minha bateria descarregar!
 
#34 ·
Obrigado! Gostaria de ter perguntado *antes* de deixar o tanque (com aquele bico entupido) no chão da minha garagem com o sol batendo nele pela porta aberta (estava quente) até que a pressão aumentasse e começasse a vazar combustível em uma poça no chão.
 
#35 ·
Estou a trazer este de volta - não andei durante uma ou duas semanas enquanto viajava/esperava por peças e a minha bateria estava descarregada quando fui andar ontem. Estou a supor que o circuito permanece aberto com a ignição desligada e o solenóide ligado, mas com o resistor ligado, ele completa o circuito, então o resistor está constantemente a dissipar toda a carga da bateria como calor ao longo do tempo. Removi o solenóide do canister e desmontei o próprio solenóide, vou ver se é suficiente quando ligado para ainda evitar a luz - se não, vou remontar pelo menos a parte do solenóide, o que deve ser suficiente.
 
#36 ·
Trazendo este de volta - Eu não andei por uma ou duas semanas enquanto estava viajando/esperando por peças e minha bateria estava descarregada quando fui andar ontem. Estou supondo que o circuito permanece aberto com a ignição desligada e o solenóide conectado, mas com o resistor, ele completa o circuito, então o resistor está constantemente dissipando toda a carga da bateria como calor ao longo do tempo. Removi o solenóide do canister e desmontei o próprio solenóide, vou ver se é suficiente quando conectado para ainda evitar a luz - se não, vou remontar pelo menos a parte do solenóide, o que deve ser suficiente.
Bem, fico feliz por não ser o único que teve esse problema. Tentei dois tipos diferentes de resistor agora, sem sucesso, então voltei a ignorar a luz, que vai estar acesa de qualquer maneira por causa da mudança de marcha. As motos estão ficando complicadas hoje em dia. Não incentiva a modificação! :grin:
 
#42 ·
Alguém sabe quanto tempo preciso rodar a moto antes de esperar que o CEL desapareça assim que uma condição for corrigida? Eu retirei o resistor em prol da minha bateria e coloquei a quantidade mínima da chave lá (veja as fotos abaixo). Eu liguei a moto - funcionou bem, sem CEL. Eu desconectei o plugue e liguei a moto, CEL instantâneo. Ainda aceso depois que eu o conectei de volta, mas tenho certeza de que levará alguns ciclos de "sem condição de erro" para limpar.
 

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#43 ·
Alguém sabe quanto tempo preciso rodar a moto antes de esperar que o CEL desapareça depois que uma condição é corrigida? Eu tirei o resistor por causa da minha bateria e coloquei a quantidade mínima do interruptor lá (veja as fotos abaixo). Eu liguei a moto - funcionou bem, sem CEL. Eu desconectei o plugue e liguei a moto, CEL instantâneo. Ainda aceso depois que eu o conectei de volta, mas tenho certeza de que levará alguns ciclos de "sem condição de erro" para limpar.
AFAIK, a menos que você consiga que um revendedor Kawasaki conecte no sistema de diagnóstico Kawasaki (KDS) na parte traseira da moto ou você pisque sua ECU usando um software que tenha a capacidade de fazer o mesmo, então você tem que fazer a sequência de pilotagem que é mencionada aqui em algum lugar em outro tópico. 'limpando códigos de erro' talvez. Não tenho tempo para pesquisar no momento, desculpe.
 
#54 ·
Eu não acho que minha moto tenha, mas posso ter ignorado. Eu tinha tomado alguns shots de bourbon até então, então quem sabe.
Dê uma olhada dentro da carenagem esquerda entre as rodadas. Está perto da frente, logo abaixo do tanque de combustível, uma caixa bem grande, não dá para perder, a menos que sua visão esteja começando a borrar Lol.
 
#55 ·
Estou em Nova York, na costa leste, e tenho o canister EVAP. Acabei de olhar e, como Kiwi disse, você não pode perdê-lo.
Lado esquerdo da moto, abaixo do tanque de gasolina, você pode vê-lo com a carenagem. Vou ver como me livrar dele na entressafra, que já chegou. :crying:
 
#57 ·
#58 ·
Desde que removi o meu EVAP e tapei a mangueira para o tanque, tenho tido uma boa quantidade de vácuo criado no tanque, é muito perceptível quando abro a tampa de gasolina para adicionar gasolina. Tenho que colocar as unhas sob a borda da tampa para abri-la. Então, comprei válvulas de respiro unidirecionais para tampas de gasolina de motos de terra e substituí o plugue na mangueira por elas. Quando abri a mangueira, demorou um pouco para equalizar a pressão no tanque. Veja as fotos abaixo. Testei se a função unidirecional realmente funcionava com uma seringa e nessas válvulas baratas não funcionou, a água jorrou direto dos orifícios de ventilação. Minha sensação é que o sistema é construído para que pouco ou nenhum gás realmente saia pela ventilação, eles não quereriam combustível no canister EVAP, eu acho. Então, fui em frente e instalei e vou ver como vai. Pelo menos não preciso me preocupar com falta de combustível.
 

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#59 ·
Desde que removi meu EVAP e conectei a mangueira ao tanque, criei uma boa quantidade de vácuo no tanque, o que é muito perceptível quando abro a tampa de gasolina para adicionar gasolina. Tenho que colocar as unhas sob a borda da tampa para abri-la. Então, comprei válvulas de respiro unidirecionais para tampas de gasolina de motos de terra e substituí o plugue na mangueira por elas. Quando abri a mangueira, demorou um pouco para equalizar a pressão no tanque. Veja as fotos abaixo. Testei se a função unidirecional realmente funcionava com uma seringa e nessas válvulas baratas não funcionou, a água jorrou direto dos orifícios de ventilação. Minha sensação é que o sistema é construído para que pouco ou nenhum gás realmente saia pela ventilação, eles não querem combustível no canister EVAP, eu acho. Então, fui em frente e instalei e verei como vai. Pelo menos não preciso me preocupar com falta de combustível.
Não há necessidade de conectar a mangueira ao tanque. Essa pode ser a razão pela qual você está recebendo pressão de vácuo aumentada lá dentro. Deixei o meu aberto e não tive nenhum problema.
 
#61 ·
Eu removeria a válvula ou a substituiria por uma mangueira longa se você quiser algo lá, porque tenho quase certeza de que ela precisa respirar nos dois sentidos. Deixei uma tampa sobre aquele pequeno bico no tanque enquanto fazia alguns trabalhos com o tanque desligado - o sol entrando pela minha porta de garagem aberta e atingindo o tanque no chão o aqueceu o suficiente para criar pressão sem ter para onde ir. O resultado foi uma grande poça de combustível no chão da minha garagem.
 
#62 ·
Eu removeria a válvula ou a substituiria por uma mangueira longa se você quiser algo lá, porque tenho quase certeza de que ela precisa respirar nos dois sentidos. Deixei uma tampa sobre aquele pequeno bico no tanque enquanto fazia alguns trabalhos fora do tanque - o sol entrando pela porta da minha garagem aberta e atingindo o tanque no chão o aqueceu o suficiente para criar pressão sem ter para onde ir. O resultado foi uma grande poça de combustível no chão da minha garagem.
A válvula respira nos dois sentidos, ela deve impedir que o combustível saia, mas permitir que o ar vá nos dois sentidos.
 
#64 ·
Eu não tenho este canister de evaporação. Devo me preocupar?
 
#67 ·
Lembre-se que é uma caixa e não uma lata, especificamente é uma caixa retangular e não um cilindro e é preta com uma faixa preta ao redor, por isso é fácil de perder se você estiver espiando pela carenagem e não tiver boa luz...
Certo, é uma caixa com um suporte de metal, estou familiarizado com ela e juro que a minha tinha, mas não tem. Atualmente, estou com as carenagens da moto removidas e ela não está lá

A coisa que me deixou perplexo é que juro que a vi na minha e ela não está lá agora.......lol oh well, acho que nunca a tive, talvez a tenha visto em uma das minhas outras motos ou algo assim?

Não tenho certeza agora, de qualquer forma, não é mais um problema para mim :)