Primeiro de tudo, coloco os meus óculos de leitura, o que torna a vida muito mais precisa hoje em dia!
Eu costumo usar réguas de aço, pois acho-as mais precisas do que as fitas métricas. Tenho uma de boa qualidade com 600 mm de comprimento. Coloquei dois parafusos nos orifícios para transferir as distâncias centrais para um local onde pudesse colocar a régua.
Acabei de sair e refiz o processo com mais precisão, usando duas brocas de torção de 10 mm, pois elas se ajustam melhor. Obtive 320 mm.
A posição em que o ajustador de pré-carga está não faz diferença para o comprimento descarregado do amortecedor, apenas altera a quantidade de compressão na mola. No entanto, altera a altura de condução, pois a resistência do amortecedor em suportar o peso da moto (afundamento da moto) muda com cada posição.
15 mm mais longo que o comprimento do amortecedor original é muito. Eu estava a usar 14 mm na SV, mas reduzi para 10 mm agora, pois o ângulo do braço oscilante era muito acentuado. Pode achar que ela quer virar muito rapidamente e dobrar a frente.
Lol, bom negócio, obrigado!
Fiz quase o mesmo com dois parafusos, mas usei uma fita métrica.
Também pensei que a pré-carga não tinha nada a ver com o comprimento, mas estava a agarrar-me a qualquer razão pela qual as minhas medições estavam erradas em 3 mm no N400 e talvez em 1 mm no amortecedor GSX-R. O amortecedor GSX-R, passei mais tempo a medir e a medir novamente, e sinto que no final do dia dei-lhe mais 1 mm ou 2 de comprimento, esticando a minha fita métrica.
e......Certo, mas com o amortecedor GSX-R pelo menos 5 mm mais curto ou mais, ele coloca-o em 10 mm ou menos de altura de condução na traseira.
Então, se estou 3 mm curto, o amortecedor GSX-R tem provavelmente 310 mm ou 315 mm de comprimento.
Onde o N400 tem 320 mm
Cara, tirei o amortecedor, depois de voltar e ler a publicação dele no eBay, diz que tem 13" de olho a olho, mas não tenho a certeza de onde ele tirou essas medidas!??! De jeito nenhum isso está certo.
Também tenha em mente que o amortecedor GSX-R tem uma haste ajustável na extremidade, uma montagem em estilo de garra que se monta no olhal superior do amortecedor, que depois se monta no GSX-R com um comprimento roscado e porca/arruela para que possa ajustar a altura de condução.
Então, vamos rever os números:
Se for 5 mm mais curto, estamos a olhar para 9-10 mm levantados.
Se for 10 mm mais curto, estamos a olhar para 4-5 mm levantados.
Se for 10 mm mais longo a 330 mm, estamos a 24-25 mm de altura......e isso é demais. Mas acho que isto está tudo errado.
A Ohlins diz que o amortecedor traseiro 2011-2019 para 600 e 750, Hypersport TTX GP Shock tem comprimento 319 (+2/-4) mm
-4 é 315 mm, que acho que esta é a sua gama de ajuste 315-321 mm
Eu encontrei isto:
https://www.yss.co.th/downloads/YSS_ROAD_MOTORCYCLE.pdf
Isto mostra a altura do amortecedor traseiro GSX-R 750 11-17 310 mm-320 mm, esta deve ser a sua gama de ajuste.
Eu não veria esta empresa, suspensão YSS, que fabrica suspensão para motos de corrida, ir menos do que a altura original na traseira.
Parece ser toda a aplicação de corrida de estrada para a qual eles fabricam amortecedores e nenhuma corrida de arrancada, o que exigiria ou poderia exigir que a traseira fosse abaixada ou rebaixada.
Estou por agora a chamar estas medições, a menos que alguém possa argumentar, com medições exatas válidas, caso contrário???
11-18 GSX-R amortecedor traseiro
= 310 mm
18-19 Ninja 400 amortecedor traseiro
= 320 mm
Virar as placas de montagem superiores do amortecedor
= +15 mm
11-18 GSX-R amortecedor traseiro mais virar as placas de montagem superiores do amortecedor +5 mm de altura de condução.
Com as placas de montagem superior do amortecedor viradas, montei os dois amortecedores e apertei os parafusos, balancei a traseira 5 vezes e deixei-a assentar e fiz medições.
Meço o centro do parafuso do eixo a um ponto fixo no meu eliminador de guarda-lamas, na verdade, as aberturas para os piscas originais, para que eu pudesse apoiar a extremidade da fita métrica e nessas aberturas. Depois segurei a fita métrica para aliviar o peso da fita métrica pendurada nela, mas apenas o suficiente para não afetar a medição.
Aqui estão os meus números:
Amortecedor original N400: 22 13/16" - 579,437 mm
Amortecedor GSX-R: 22 7/16 " - 569,9125
Então, quase exatamente uma diferença de 10 mm, o que corresponde às medições de outros e às minhas medições originais de 310 mm no amortecedor GSX-R (eu tinha 311,5, mas fator em + - 1 mm) e o amortecedor N400 a 320 mm.
Então, perdemos 10 mm na altura do amortecedor, e se virado vs não virado é uma diferença de 15 mm, estamos 5 mm para cima na traseira. Embora 10 possa ser melhor, 5 mm é melhor do que menos.
Então, estamos pelo menos 5 mm para cima, mas não mais do que 10 mm mais alto, se alguma das medições estiver errada na diferença entre virado e não virado, mas eu aparafusei-os e medi com um paquímetro digital.